Num mundo sem Deus, qual o segredo da existência?, qual o sentido da vida?. Se não há sentindo na vida, não há sentido para se viver. Matar, morrer que diferença faz? No fim é tudo mesma coisa.
Muitas pessoas vivem em um mundo em que não há Deus, mas continuam a viver, porém não conseguem explicar o significado e o sentido de sua existência, pois se não há Deus, todas as coisas são irrelevantes.
A Fuga de alguns para essa pergunta, é em buscar objetivos, traçar planos para sua vida e simplesmente viver, mas o porque se vive, continua em dúvida, como disse se não há sentido na vida, não há sentido para se viver.
A Ausência gerando a Existência.
Um mundo sem um causador, sem um agente responsável por sua criação, se torna obra do nada, mero acaso sem significado. Mas o que é o Nada, senão a ausência de algo?, como a ausência explica a presença?, em si tal afirmação é contraditória e desprovida de sentido.
O Todo (Universo), provir do nada, é desprovido de sentido, pois em si, o nada é a ausência de todas as coisas.
O Acaso é talvez, o pseudônimo que Deus usa quando não quer assinar suas obras.
-- T. Gauther
No mundo onde a subjetividade reina.
Neste mundo sem Deus, tudo é subjetivo, aplicando ao Nada a existência de tudo.
Não existe O Certo nem O Errado, pois em quê alguém se baseia para afirmar ser certo ou errado aquilo que ele condena, a não ser a própria subjetividade de seu pensamento?
Se não há em todos os homens, o conhecimento universal de Certo ou Errado, se não há um Criador que definiu isso no homem e exclusivamente ao homem, tudo se torna relativo a opinião de cada um, inclusive a opinião do bandido e a do estuprador. Alguns dizem que a moralidade é fruto da mente humana, e a mente humana fruto da evolução, e eu digo que a evolução é fruto de Deus, sendo esse o inicio de todas as coisas.
Por que no processo evolutivo, o homem foi o único ser a se fazer perguntas filosóficas profundas, como questionar a sua existência, e tudo mais?, sendo o homem, a sua espécie é recente nesse mundo, em comparação a outros seres vivos, somos recém-nascidos, porém os únicos em nosso planeta, pois o homem é o único ser que questiona o mundo em sua volta, e busca descobrir as coisas que o cercam.
Ideologias como o humanismo, num mundo sem Deus, não possuem base alguma, a não ser um conjunto de pensamentos subjetivos a que se chegou a uma conclusão, por um grupo de indivíduos, através do altruísmo. Porém baseado em que, você diz que é bom ajudar ao próximo?, isso pode ser uma certeza para você, mas ao outro não, continua a ser vago, o que é bom para um, não é bom para o outro, o certo e o errado se torna subjetivo, logo tudo é permitido, independente da subjetividade do pensamento de cada um.
Efemeridade da Vida
Neste mundo se valoriza viver insanamente, com o intuito de aproveitar ao máximo a vida, pois todas as coisas passarão, logo valorizando a juventude e não a vida em si.
Muitos só veem algumas das fases da vida, e omitem outras, veem somente Infância, Juventude e o Adulto, pois a fase que mais lhe fazem temer é quando se tornam idosos, pois do nada vieram e ao nada voltarão, é como servir um prato sem tempero, deixando um vazio.
Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o paciente de espírito do que o altivo de espírito. Eclesiastes 7:8.
Muitos tendem a dizer que suas vidas eram melhores quando jovens no passado, porém a vida sempre é boa, mas o homem tolo não enxerga isso, pois está na casa da alegria, tentando preencher o vazio em seu peito que é do tamanho de Deus (da frase de Fiodór Dostoiéviski), em quanto isso, o sábio reconhece o valor da vida, e está na casa do luto, pois é no luto que está o fim de todos, a morte, neste mundo sem Deus, a vida termina na morte do corpo, no mundo com Deus, a vida começa na na morte do corpo.
Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provem da sabedoria essa pergunta. Eclesiastes 7:10
Por que será que neste mundo, as propagandas utilizam de pessoas jovens, bonitas e saudáveis?, não seria para vender essa ideia da efemeridade da vida, e de que os dias passados de nossa juventude foram melhores que os atuais?.
Muitos dizem que não tem medo da morte, mas todos querem viver, aqueles que não tem Deus, encararão a morte, e segundo eles voltarão ao nada, os que tem a Deus e Jesus Cristo, vivem para sempre.
''Tudo que não é eterno, é eternamente inútil.''
-C.S.Lewis.
O Sentido da vida se limita em viver?
Num mundo sem Deus, o Significado/Sentido da vida se limita em viver, porém o como se vive é subjetivo, e não explica seu Sentido e/ou seu Significado.
Quando se aplica ao Nada a existência de todas as coisas, logo se afirma que o sentido da vida a partir do nada, está simplesmente em viver, mas o fato de se viver não mostra o porque se vive, resumindo, não mostra o significado da existência.
Neste mundo sem Deus, o Sentido está em função dos objetivos que se dá para vida, sendo isso uma invenção, algo que lhe de um motivo para sua existência, algo que lhe incentive a viver, porém sendo os objetivos subjetivos e os sentidos diversos. Quando esses objetivos são frustrados, logo seu Sentido também foi, e não há mais motivos para se viver, a não ser que você reinvente seus objetivos, porém estará reinventando o sentido de sua vida, sendo que este não é o que era, o que fazia este individuo viver (no passado). Não seria por causa disso que muitas pessoas estão sem um chão debaixo de seus pés, sem alguém ou algo que lhe conforte e a ausência de um sentido absoluto para sua vida, o que as leva a se matar?
Num mundo sem Deus, os que se matam são aqueles que perderam os seus sentidos. Aqueles que não se matam, reinventaram seu sentido a partir de seus objetivos e os que descobriram o Sentido da Vida, foram além, descobriram também que neste mundo sempre existiu um Deus.
Se o Sentido da Vida se limita em viver, ele termina quando se morre, logo nunca houve um sentido, só houve uma breve existência.
O Que é um mundo sem Deus?
Um mundo sem Deus, é um mundo escuro e sombrio, que veio a partir do Nada, e tudo que veio do Nada ao Nada voltará.
A Vida nesse mundo não tem valor, o viver insanamente é o valor desse mundo, o certo, o errado, simplesmente não existem, tudo é subjetivo.
Neste mundo não há Sentido na Existência, nem na Vida, não há sentido em viver, todos os sentidos estão em função dos objetivos das pessoas, quando frustradas em seus objetivos, seu sentido fracassa também, e com isso vem a morte, pois não há mais motivos para se viver.
Este mundo, é um mundo que carece de um Deus, pois se não há um, só há o caos.
Gostaria de um sentido de viver, a resposta pode e deve ser Deus, mais as religiões só decepcionam, um só é Deus mais para que religião então, só para eu me frustar como já estou, já acreditei em Deus, mais agora estou em duvida de sua existência. Vivemos para evoluir até o fim, o fim do universo nosso criador. Viveremos como nos jogos de rpg indo de nível a nível, até alcançar nosso potencial de eternos e donos do universo, vivendo um pelo outro, de existência a existência.
ResponderExcluirDeus é um conceito inventado ao qual gostamos de acreditar; a vida tem sentido em si própria não necessita de um de sentido exterior os únicos que necessitam são os humanos por causa do ego; texto é bem parcial só tem o intuito de denegrir um para exautar outro conceito ideológico : e como eu disse isto é resultado de um ego desmedido...
ResponderExcluirO problema não é viver num mundo sem sentido o problema é não ter um propósito de vida neste mundo...
ResponderExcluir