O Paleolítico
A Pré-História humana nos mostra de uma forma mais profunda como foram os primeiros passos da nossa subespécie (Raça) Homo Sapiens Sapiens depois do pecado do homem e ele ser expulso do Jardim do Éden.
No início da história humana (Paleolítico) os homens eram em maioria semi-nômades, ou seja tinham uma noção de território, eles se delimitavam em uma área, naquela área eles circulavam e se fixavam em um ponto dessa região por um período, por isso não eram nem nômades nem sedentários mais sim semi-nômades.
Ilustração Semi-nômade. (Clique na imagem para amplia-la)

A Prova de que os homens primitivos eram semi-nômades é o surgimento da agricultura, a agricultura não foi descoberta mas simplesmente aconteceu como um acidente, através das gerações, através de um processo lento, eles comiam, jogavam as sementes ao chão depois de um tempo iam para outro ponto de sua região e repetiam o mesmo processo, isso por muitos anos, até que o homem percebe a questão da plantação e desenvolve o método da agricultura, se ele fosse nômade ele nunca perceberia esse fenômeno.
Obs: Não quer dizer que não existiram/existem sociedades nômades.
Caça e Coleta
Se ouve muito a dizer que o homem no paleolítico era Caçador-Coletor, se ouve muito também dizer que os homens primitivos caçavam Mamutes, seria mesmo isso verdade?

Analisando a anatomia humana e as ferramentas por eles utilizadas no paleolítico é evidente que a caça era uma prática completamente rara e quase que impossível, por tanto o homem em sua maioria era coletor, compare esse fato com o relato do Gênesis 2-16 ''E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo:De toda árvore do Jardim comerás livremente,'' , perceba que o homem foi ordenado a comer de todo o fruto do Jardim, em nenhum momento aparece a caça aos animais, assim como no paleolítico o homem era maioritariamente coletor, se alimentando de fungos, plantas e raízes. Biologicamente nossa função na natureza é a mesma que a dos símios, dispersores de semente e em algumas vezes predadores controlando níveis populacionais de espécies.
Obs: Não estou fazendo apologia ao veganismo, estou fazendo simplesmente uma comparação bíblica com um fato histórico, para mim o veganismo e o hábito alimentar onívoro é indiferente.
Símios na natureza:
Na natureza o homem lida com várias situações ecológicas, como relações harmônicas intraespecíficas e interespecíficas, relações desarmônicas intraespecíficas (canibalismo e competição) e interespecíficas, no Éden o homem não tinha esses problemas, ele não possuía predadores, não tinha espécies para competir com ele, nem mesmo havia problemas com doenças, podemos ver que quando o homem é expulso do Éden suas dificuldades aumentam, pois o no meio ambiente existem essas situações. Veja em Gênesis 3:17-23.
17 E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
19 No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
22 Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,
É evidente a coerência histórica e biológica do relato do Gênesis, mas lembrando que a bíblia não é um livro científico mas sim espiritual.
Revolução Agrícola ou Revolução Neolítica
A Passagem da pedra lascada, para a pedra polida é marcada pela Revolução Agrícola-Neolítica.
O Surgimento da agricultura foi algo grandioso para o homem, pelo fato dele poder produzir seu alimento, porém quando o homem começa a utilizar a agricultura, ele continua semi-nômade. Ele determina pontos da sua região, para a plantação e passa temporadas nesses pontos, porém eles irão se deparar com uma situação nessa passagem de pontos de plantação, quando eles chegam no ponto de plantação não tem mais nada lá, pelo fato de outra tribo ter se alimentado daquela plantação, a partir daí o homem começa a se sedentarizar e assim surge as cidades.
Com o surgimento das cidades os homens não conseguiam simplesmente se manter com a plantação, pois é um processo lento, então parte do grupo ficava na cidade para cuidar da plantação e parte iria caçar ou pescar, o mais provável é que os homens iriam caçar e as mulheres ficariam e cuidariam da plantação, por questões obvias, o homem fisicamente é mais resistente que a mulher.
As epidemias e muitas doenças começam a aparecer por conta dos animais doméstico, pelo fato do sistema imunológico do homem estar se acostumando com o contato com os animais. Analisando esse fato vemos que os homens começam a ter problemas com doenças justamente pelo contato com animais, antes disso eles somente tinham problemas com nutrição e etc, no Jardim do Éden era garantida ao homem a imortalidade, logo não existia a doença, mas quando o homem peca esse direito é tirado e logo o homem é colocado nessas situações aqui citadas, como as doenças. Para tribos primitivas como pigmeus e tribos indígenas a doença é fruto de uma desobediência humana para com Deus.
Notamos que o relato Bíblico tem coerência com os fatos históricos apresentados aqui, isso nos mostra a veracidade e a autenticidade da bíblia como um relato inspirado por Deus.
Ótimo texto ♥
ResponderExcluirMuito coerente essa interpretação!
ResponderExcluirSe Adão foi feito em semelhança a Deus, era como nós hoje em dia? Se sim, quando foi expulso do Éden, a espécie ''involuiu''?
ResponderExcluirTirou minha duvida sobre a origem humana
ResponderExcluirExcelente explicacao, embira para os nao leitores da biblia, o ser humano nasceu do macaco.
ResponderExcluirEmbora* para os nao leitores da biblia, o ser humano veio do macaco
ResponderExcluir