Postagens populares

quarta-feira, 5 de março de 2014

Ciência x Religião



Entre a fé e a razão.


    
Quem nunca ouviu na sua vida as seguintes frases, ''A Bíblia é uma farsa'' ,''A ciência sobrepõe a bíblia'', ''Deus é um delírio'',''Ateus são mais inteligentes que religiosos''? ou até mesmo ''Quanto mais você estuda menos fé você tem''?. Pois é são muitas as situações que nós cristãos passamos, porém será mesmo todas essas coisas são verdade?
       
Muitos dizem que a maioria dos famosos cientistas são ateus, será verdade?, vamos analisar. Cientistas como Isaac Newton, Louis Pasteur, Galileu Galilei e vários outros cientistas famosos eram cristãos e não entravam em discórdia com a ciência, é de Michael Faraday a seguinte frase:

''Eu descanso nas certezas. Eu sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o meu tesouro até aquele dia'' (Michael Faraday)














(Imagem:Michel Faraday)


Evolução

Muito se discutiu e se discute a teoria da evolução das espécies do naturalista Charles Robert Darwin, escritor do livro ''Origem da vida''. Em sua teoria diz que um ser através da seleção natural da origem a outro ser (evolução). Por essa teoria nos mostrar um processo contínuo e eterno Darwin disse que o surgimento da vida não tinha a ''Mão de Deus'', então Darwin provocou uma briga entre a Igreja e o Evolucionismo, briga que existe até hoje, acredito eu que Charles Darwin não fez de propósito, mas esse comentário dele sobre sua descoberta o difamou muito na época, Darwin chegou a dizer que sua teoria estava errada, para evitar novos conflitos, ele levava sua família todos os domingos a igreja e ajudava a igreja anglicana de sua esposa Emma Darwin, porém ele não participava dos cultos, ele passou sua velhice caminhando na praça de sua região, ele nunca afirmou que Deus não existe, logo ele nunca foi um ateu (Palavras dele) ele escreveu em sua biografia que o termo mais correto para ele era agnóstico. E se a evolução foi o processo pelo qual Deus criou o homem e todos os seres vivos da Terra?

O que devemos entender é que a bíblia não é um livro científico e sim espiritual, uma mensagem de Deus para com o homem, mas não é o fato de ser um livro espiritual que a torna falha, muito pelo contrário, encontramos em várias passagens da bíblia, textos que ligam Ciência e Religião, como por exemplo o livro de Jó. O livro de Jó fala sobre o campo gravitacional, Jó viveu aproximadamente a 2000 a.c. O livro nos diz:

''O norte estende sobre o vazio; e suspende a terra sobre o nada.''(Jó 26-7)

Como Jó poderia saber que existia campo gravitacional? A resposta só pode ser uma, Deus.

O livro de Isaías nos mostra que a Terra era redonda, o livro de Isaías foi escrito em aproximadamente 700 a.c. como Isaías iria saber que a Terra era redonda no ano 700 a.c. sendo que a comprovação científica viria no século XVII por Galileu Galilei? Tudo bem que existiam povos que já sabiam que a Terra era redonda, como por exemplo os Chineses, mas Isaías era Hebreu. O livro nos diz:

''Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar,''(Isaías 40-22)

Voltando ao assunto evolução, muitos cristão invalidam a teoria da evolução, mas para invalidar é preciso mostrar uma outra teoria científica, muitos alegam que a teoria diz que o homem veio do macaco, mas a teoria não diz isso, ela nós mostra que temos uma ancestralidade em comum com os primatas, especialmente chipanzés (Pan Troglodytes), gorilas (Troglodytes Gorilla) e orangotangos (Pongo Pygmaeus), ela não diz que viemos de macacos mas sim de ancestrais em comum a esses, essa sátira do macaco, foi um recurso utilizado por cientistas céticos a evolução. Escritores como C.S.Lewis (escritor anglicano e autor de Crônicas de Nárnia) e Teilhard de Chardin (escritor católico) chegaram a supor que Adão seria o primeiro exemplar moderno do Homo Sapiens, isso de fato é o que aconteceu, homem é um ser vivo como qualquer outro, pertence ao reino Animalia (Metazoa), todos os seres evoluíram e evoluem porém esse é um processo lento e gradual.

Podemos observar semelhanças entre a evolução e a bíblia irei apresenta-las. A teoria da evolução diz que os primeiros seres vivos eram bactérias (reino Monera) e algas verdes a aproximadamente três bilhões de anos atrás encontrados em rochas, a bíblia não diz nada a respeito de bactérias, pois não se conhecia esses seres naquele tempo e como eu disse a bíblia não é livro científico, mas a bíblia menciona as plantas como os primeiros seres a dominarem a terra (porção seca):

''Então disse Deus: cubra a terra de vegetação: plantas que deem sementes e árvores cujos frutos produzam sementes de acordo com suas espécies'' (Gênesis 1:11)

Reparem que as Plantas (Planta é um reino Plantae (Metaphyta)) são seres vivos e elas foram os primeiros seres vivos citados na bíblia e os primeiros seres a dominarem a terra, assim como na teoria da evolução, e não para por ai, na teoria da evolução diz que a vida começa e surge na água, veja nesse versículo:

''Era a Terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas'' (Genesis 1:1)

Observem, a Terra era sem forma, de fato no início da história da Terra ela era sem forma como a bíblia diz, mas reparem o texto diz que ''O Espirito de Deus se movia sobre a face das águas'', então existia água. Observem esse outro versículo.

''Disse também Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e criaturas voem sobre a face da expansão dos céus'' (Gênesis 1:20).

Reparem a água gerou a vida, assim como na evolução a vida animal começa na água. Na evolução a vida animal surge na água  a aproximadamente 600-500 milhões de anos assim como na bíblia, os primeiros animais a habitarem as águas foram os artrópodes (ancestrais dos insetos, aracnídeos e crustáceos).A 500 milhões atrás surgem os peixes e proto-anfíbios, assim como em Gênesis 1:20, a vida animal surge na água , percebe-se a ciência completar a bíblia. Observem também Criaturas que voam, essa tradução nos da uma visão mais ampla, seres que voam pode se referir não somente as aves mas também a morcegos ou até mesmo dinossauros (Morcegos e dinossauros na realidade planam, mas isso não interfere na nossa análise).


Depois das plantas é que os animais dominam a Terra a bíblia também nos mostra assim:

E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.
E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.
E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi. 
(Gênesis 1:22-24)


Perceba somente depois é que os animais dominam a Terra, as plantas aparecem no versículo 11 e os animais aparecem no 20-24.

Cronologia da evolução (Básica)

A cronologia básica é uma Terra com 4,6 mil milhões de anos, com (muito aproximadamente):

Ilustrações da linha do tempo da evolução
Clique nas imagens




O Homem

Deus criou o homem a sua imagem e semelhança, logo somos a criação especial de Deus, mas como se somos animais como outro qualquer?

O Homem é o único ser que desenvolve cultura, é o único ser que tem capacidade de submeter qualquer espécie por meio de seus conhecimentos e de suas ferramentas avançadas (outros animais também utilizam ferramentas, mas como as nossas não), nós reinamos sobre todas as espécies, temos consciência (julgamos nossos atos), questionamos a respeito de tudo, temos noção do que é sentimento, fazemos arte, essas peculiaridades é que nos tornam a criação especial, se nós fomos comparados com os animais veremos muitas diferenças na questão emocional (arte,cultura,sentimentos) e racional (ciência e questionamentos). Não estou dizendo que os outros animais não possuem emoção ou que são irracionais, mas que somos muito diferentes nessas questões, um cachorro não questiona o porque ele existe, um periquito não faz música ele emite som é diferente.


Mas o que nos torna semelhantes?. Um filho é imagem e semelhança de seus pais até porque ele é 50% do pai e 50% da mãe, se somos imagem e semelhança de Deus logo somos filhos d'Ele, mas por quê somos filhos? Porque Deus se aniquilou (Felipenses 2:7) se fazendo semelhante aos homens. Quem foi Deus na forma humana? Jesus (Yeshua aramaico), ele se fez homem para nos salvar, não merecemos a salvação nem mesmo somos filhos legítimos de Deus, Jesus é unigênito, somos feitos filhos por causa do amor e da misericórdia de Deus, a partir do momento que o homem antes perfeito (Adão) come do fruto proibido ele mentiu, pois quebrou o acordo que tinha com Deus, logo se torna imperfeito,mortal e sem direito a salvação, ''então por que Deus nos dá a salvação se ele não necessita da gente e se nós não merecemos a salvação?'', porque Ele é amor. Em João diz: ''Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito para que todo aquele que n'Ele crê não pereça mas tenha vida eterna.''(João 3:16) e por causa desse amor que somos salvos e somos feito filhos de Deus, ''Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.'' (Gálatas 3:26)  

''Como somos filhos de Deus por Cristo se ele só se revela no novo testamento e no antigo testamento somos chamado filhos de Deus?'' .Por causa da presciência Divina. Deus é onisciente e presciente, ele sabe o curso da história antes de acontecer, por isso que o tempo é indiferente para Deus, por isso ''Um dia é como mil anos e mil anos é como um dia'' para Deus, antes d'Ele criar o homem ele já sabia que o homem iria pecar, por isso ele desenvolveu um plano, plano esse para salvar a humanidade da condenação eterna, então Ele já sabia que iria se fazer homem para nos salvar, por isso é possível ver Deus nos chamando de filhos também no antigo testamento, mesmo a gente não tendo esse direito Ele assim nos chama por amor.

O Antigo testamento (A.T.) inteiro é simbolo, figura, tipo, sombra, modelo e alegoria do Novo Testamento (N.T.), tudo o que se passa no A.T. é  simbolo e figura do novo, mas não é porque é simbolo que o A.T. Histórico é falso claro que não,  exemplos:

Abraão vai para sacrificar Isaac mas é impedido e aparece um carneiro para ser sacrificado no lugar de Isaac (Expiação), essa passagem é histórica mas ela é ao mesmo tempo símbolo, figura, modelo, alegoria, tipo e sombra de Jesus (N.T.),  Abraão simboliza a morte, Isaac a humanidade, o carneiro a expiação que simboliza Jesus, o carneiro é morto no lugar de Isaac.

A morte dos primogênitos no Egito, o cordeiro é morto e seu sangue é passado nas portas e salva os Hebreus (Expiação, simboliza Cristo) do anjo da morte.

Esses são alguns exemplos dentre vários.


A Origem da vida na Terra
O processo Químico gradual
  
A teoria mais aceita atualmente de como surgiu a vida na terra é a do Processo Químico gradual. Essa teoria diz que a vida surgiu de processos químicos graduais ou seja que levaram milhões e milhões de anos para surgir a vida, mas para esses processos gerarem a vida é quase um milagre. Por que esses processos não falharam? seria um acidente? surgiu do nada?, na verdade é um milagre, isso só pode ter sido feito por um criador, Deus. Isso também vale para o Big Bang.

Conclusão:

Muita das vezes, somos forçados a crer que a ciência anula e invalida a palavra de Deus e vice-versa, mas isso não é uma verdade, na verdade a ciência completa a bíblia,  existiram e existem muitos cientistas que devido aos fatos observados, creem em um criador, em uma força sobrenatural, Deus. Eu encerro esse estudo com as seguintes frases:

''Um pouco de ciência nos afasta de Deus, muito, nos aproxima'' (Louis Pasteur).

''Para o cientista que viveu acreditando no poder da razão, a história termina como um pesadelo. Ele escalou as montanhas da ignorância; está perto de conquistar o ponto mais alto; à medida que se esforça para alcançar  a última rocha, ele é recebido por um bando de teólogos que estavam sentados lá há séculos'' (Robert Jastrow).



Comentem e acompanhem o blog.

4 comentários:

  1. Muito Bom, Parabéns. William L Santos.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu post, más não concordo que Deus já sabia que adão e eva iriam pecar.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do texto, também discordo desse plano contando com a existência do pecado... O plano de Deus foi e é o q está escrito em Efésios 1:4 "Porquanto, Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença". Com a existência do pecado, Deus criou o plano de salvação para redenção, são coisas diferentes, pq Ele não desistiu de nós por amor.

    ResponderExcluir