Postagens populares

sábado, 22 de março de 2014

A Bíblia na Pré-História humana


















O Paleolítico

A Pré-História humana nos mostra de uma forma mais profunda como foram os primeiros passos da nossa  subespécie (Raça) Homo Sapiens Sapiens depois do pecado do homem e ele ser expulso do Jardim do Éden.

No início da história humana (Paleolítico) os homens eram em maioria semi-nômades, ou seja tinham uma noção de território, eles se delimitavam em uma área, naquela área eles circulavam e se fixavam em um ponto dessa região por um período, por isso não eram nem nômades nem sedentários mais sim semi-nômades.


Ilustração Semi-nômade.  (Clique na imagem para amplia-la)











A Prova de que os homens primitivos eram semi-nômades é o surgimento da agricultura, a agricultura não foi descoberta mas simplesmente aconteceu como um acidente, através das gerações, através de um processo lento, eles comiam, jogavam as sementes ao chão depois de um tempo iam para outro ponto de sua região e repetiam o mesmo processo, isso por muitos anos, até que o homem percebe a questão da plantação e desenvolve o método da agricultura, se ele fosse nômade ele nunca perceberia esse fenômeno.

Obs: Não quer dizer que não existiram/existem sociedades nômades.


Caça e Coleta

Se ouve muito a dizer que o homem no paleolítico era Caçador-Coletor, se ouve muito também dizer que os homens primitivos caçavam Mamutes, seria mesmo isso verdade?

Vamos analisar...Um homem não tem nada em sua anatomia que o torne capaz de vencer um leão, tanto em corrida como em força e nem mesmo consegue disputar com um cão na velocidade, os dentes humanos não são afiados, não tem tanta força na mandíbula, as garras não tem tanta resistência e nem capacidade de corte tão alta como a de felinos, o que o homem tem é a capacidade de subir em árvore e coletar alimentos, pegar um peixe com a mão não é tarefa fácil, as ferramentas humanas eram feitas de galhos e pedras (idade da pedra lascada), como seria o homem capaz de caçar um Mamute?, para se caçar um Mamute era necessário dominar o fogo (algo muito difícil) para amedronta-lo, estar em cima de um penhasco, derruba-lo do penhasco e terminar de mata-lo uma situação muito improvável não acha?



Analisando a anatomia humana e as ferramentas por eles utilizadas no paleolítico é evidente que a caça era uma prática completamente rara e quase que impossível, por tanto o homem em sua maioria era coletor, compare esse fato com o relato do Gênesis 2-16 ''E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo:De toda árvore do Jardim comerás livremente,'' , perceba que o homem foi ordenado a comer de todo o fruto do Jardim, em nenhum momento aparece a caça aos animais, assim como no paleolítico o homem era maioritariamente coletor, se alimentando de fungos, plantas e raízes. Biologicamente nossa função na natureza é a mesma que a dos símios, dispersores de semente e em algumas vezes predadores controlando níveis populacionais de espécies.

 Obs: Não estou fazendo apologia ao veganismo, estou fazendo simplesmente uma comparação bíblica com um fato histórico, para mim o veganismo e o hábito alimentar onívoro é indiferente.


Símios na natureza:





O Homem na natureza

Na natureza o homem lida com várias situações ecológicas, como relações harmônicas intraespecíficas e interespecíficas, relações desarmônicas intraespecíficas (canibalismo e competição) e interespecíficas, no Éden o homem não tinha esses problemas, ele não possuía predadores, não tinha espécies para competir com ele, nem mesmo havia problemas com doenças, podemos ver que quando o homem é expulso do Éden suas dificuldades aumentam, pois o no meio ambiente existem essas situações. Veja em Gênesis 3:17-23.

17 E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
18 Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.
19 No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
20 E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes.
21 E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.
22 Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,
23 O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.

É evidente a coerência histórica e biológica do relato do Gênesis, mas lembrando que a bíblia não é um livro científico mas sim espiritual.


Revolução Agrícola ou Revolução Neolítica


A Passagem da pedra lascada, para a pedra polida é marcada pela Revolução Agrícola-Neolítica.

O Surgimento da agricultura foi algo grandioso para o homem, pelo fato dele poder produzir seu alimento, porém quando o homem começa a utilizar a agricultura, ele continua semi-nômade. Ele determina pontos da sua região, para a plantação e passa temporadas nesses pontos, porém eles irão se deparar com uma situação nessa passagem de pontos de plantação, quando eles chegam no ponto de plantação não tem mais nada lá, pelo fato de outra tribo ter se alimentado daquela plantação, a partir daí o homem começa a se sedentarizar e assim surge as cidades.

Com o surgimento das cidades os homens não conseguiam simplesmente se manter com a plantação, pois é um processo lento, então parte do grupo ficava na cidade para cuidar da plantação e parte iria caçar ou pescar, o mais provável é que os homens iriam caçar e as mulheres ficariam e cuidariam da plantação, por questões obvias, o homem fisicamente é mais resistente que a mulher.

Aconteceu que depois dos homens se tornarem sedentários, ele começou a se deparar com o lixo, pois quando ele era semi-nômade essa questão para ele não existia e esse lixo começa a atrair animais e é assim que surge a domesticação.

As epidemias e muitas doenças começam a aparecer por conta dos animais doméstico, pelo fato do sistema imunológico do homem estar se acostumando com o contato com os animais. Analisando esse fato vemos que os homens começam a ter problemas com doenças justamente pelo contato com animais, antes disso eles somente tinham problemas com nutrição e etc, no Jardim do Éden era garantida ao homem a imortalidade, logo não existia a doença, mas quando o homem peca esse direito é tirado e logo o homem é colocado nessas situações aqui citadas, como as doenças. Para tribos primitivas como pigmeus e tribos indígenas a doença é fruto de uma desobediência humana para com Deus.

Notamos que o relato Bíblico tem coerência com os fatos históricos apresentados aqui, isso nos mostra a veracidade e a autenticidade da bíblia como um relato inspirado por Deus.




terça-feira, 18 de março de 2014

A Religião

A Religião é um atraso para a humanidade? O Que é Religião? A Religião é um mal? A Religião deve ser destruída? A Religião destrói o homem?









                                                   Um atraso para a humanidade?


É muito comum atualmente ver e ouvir frases como ''A Religião é um atraso para a humanidade'', ''A Religião é um mal'', ''A Religião é sinônimo de imbecilidade'' e muitos outros, seria isso verdade?. A religião fez atrocidades, atrapalhou no desenvolvimento científico?. A resposta é não!, A Religião não fez atrocidades e muito menos atrapalhou o desenvolvimento científico, quem fez isso foi o egoísmo, a ganância, a ambição e a maldade de pessoas que utilizaram/utilizam a religião como um instrumento ou ferramenta para dar início a seus planos ambiciosos e muita das vezes cruéis.

Exemplo de ganância e ambição foi o Papa Urbano II que iniciou as cruzadas, esse movimento ilusoriamente ''libertador'', aconteceu na França no Concílio de Clermont-Ferrand ( 1095 d.c. ), num trecho de seu discurso ele manipula as pessoas a irem para a guerra, as iludindo que guerreando em ''nome de Deus'', teriam a salvação algo totalmente anti-bíblico


''Todos aqueles que morrerem pelo caminho, seja por mar ou por terra, em batalha contra os pagãos, serão absolvidos de todos seus pecados''

De início os cristãos ''palestinos'' que viviam na terra santa, não tinham problemas de convivência com os seguidores de Muhammad, porém com os Turcos conquistando a palestina, fez com que cristãos fossem assassinados e intolerados. Os muçulmanos turcos eram intolerantes aos cristãos, diante dessa situação o papa Urbano II manipulou a fé cristã para incentivar a ida de cristãos a guerra dizendo ''serão absolvidos de todos seus pecados'', a absolvição de nossos pecados é Jesus e não a guerra em seu nome isso é totalmente anti-bíblico, é evidente a ambição desse homem e para conquistar seus objetivos manipula a fé bíblica para levar pessoas a guerra, por motivos exclusivamente políticos, em essência a visão cristã não apoia essa atitude, mas para realizar esse desejo, essa ambição se utilizou da fé e da ignorância das pessoas, a maldade não veio da religião em si, mas sim do papa e outros. Não é só a religião que é utilizada como arma para manipulação e se conquistar objetivos a ciência também é usada, exemplos criação de armas e instrumentos de localização espacial para a guerra, exemplo disso é o GPS.

O ateísmo esteve explicitamente evidente nas revoluções comunistas, como na Russia (antiga união-soviética) com Joseph ''Satãlin'', na China com Mao Tsé Tung, em cuba com Chê Guevara e Fidel Castro e em outras regiões do planeta. Todos esses mataram muitas pessoas, com a ideologia explicita de ateísmo, mas nem por isso todo ateu é assassino e nem por isso o ateísmo é um atraso para a humanidade, o que quero dizer é que o homem é o seu próprio atraso, com suas ambições e ganâncias.


Líder Soviético:
Joseph Stalin
Stalin foi o ditador russo que comandou a União Soviética até sua morte em 1953.

Ioseb Besarionis Dze Djughashvili nasceu em Gori no dia 21 de dezembro de 1878. O nome Josef Stalin só passou a ser utilizado em 1913, por ocasião de sua deportação para a Sibéria. Era filho de pais pobres e passou muitas dificuldades em sua infância. Stalin chegou a estudar em um colégio de padres, mas por apresentar concordância com a ideologia marxista acabou sendo expulso. Envolveu-se ainda com várias ações ilegais como assaltos, em um deles 40 pessoas foram mortas. Stalin foi preso e passou vários anos na cadeia.


Lider Socialista Chinês:
Mao Tse Tung
Mao Tse Tung foi um estadista chinês, nasceu na cidade de Hunan, em 1893, nasceu no seio de uma família de trabalhadores rurais. Onde viveu sua infância a educação escolar só era considerada útil na medida em que pudesse ser aplicada a tarefas como levar registros e a outras próprias à produção agrícola. Assim sendo, Mao Tse Tungabandonou os estudos ao treze anos para dedicar-se totalmente ao trabalho na granja da família.
Contudo, o jovem Mao deixou a casa paterna e entrou na escola de magistério em Changshga, onde teve seus primeiros contatos com o pensamento ocidental. Mais tarde, alistou-se no exército nacionalista, onde serviu durante meio ano e, em seguida, voltou a Changsha e foi nomeado diretor de uma escola primária. Tempos depois, trabalhou na universidade de Pequim como bibliotecário auxiliar e leu, entre outros, Bakunin e Kropoktin, além de ter tido contato com dois homens chave da que haveria de ser a revolução socialista chinesa: Chen Dixiu e Li Dazhao.



Líder Socialista Cubano:
Chê Guevara

Ernesto Rafael Guevara de la Serna nasceu no dia 14 de junho de 1928, em Rosário, na Argentina. Primogênito entre os cinco filhos de Ernesto Lynch e Célia de la Serna y Llosa, teve sua formação ministrada principalmente pela mãe, figura forte em seu desenvolvimento político, pois apesar de ser católica, cultivava um ideal esquerdista em sua família, e mantinha relações com outras mulheres também muito politizadas.




Líder Socialista Cubano:
Fidel Castro


Político cubano (13/8/1927-). Filho de rico fazendeiro, nasce em Mayari, forma-se em direito e defende de graça camponeses, operários e prisioneiros políticos. Destaca-se em manifestações contra o ditador Fulgencio Batista, que ficou no poder de 1952 a 1959 com o apoio dos americanos.

Em 1953, depois de liderar uma tentativa de golpe, é condenado a 15 anos de prisão. Anistiado em 1955, muda-se para o México, de onde chefia um grupo, no qual se inclui Ernesto Che Guevara que viaja a Cuba de balsa em 1956 para lutar contra o exército de Batista.
Após três anos de guerrilha,oma o poder em janeiro de 1959 e desde então governa o país. Organiza uma reforma agrária e expropria empresas nacionais e estrangeiras, caminhando para o socialismo e afastando-se dos Estados Unidos (EUA), que decretam bloqueio comercial ao território em 1960. Cuba passa a depender economicamente da União Soviética (URSS).
Biografias Completas:
http://www.infoescola.com/biografias/stalin/
http://www.infoescola.com/biografias/mao-tse-tung/
http://www.infoescola.com/historia/che-guevara/
http://www.sohistoria.com.br/biografias/fidel/




                                                                    O que é Religião?



Religião é de uma maneira geral um caminho filosófico para se encontrar e estabelecer uma relação com o criador. 

Agostinho de Hipona (Século IV d.c.) afirma que religio deriva de religere. Através da Religião nós no reelegemos com Deus ou seja somos religados a Deus. Essa interpretação da palavra Religião também é apoiada por Lactâncio em discordância ao pensamento de Cícero (45 a.c.). Para Cícero religião significava reler, religião segundo a ele tratava-se de pessoas que estavam interessados em deuses, portanto se apegando a escrituras, lendo e relendo.

A Religião é a fórmula para encontrarmos a Deus, através da fé. 

A igreja é formada por um grupo de pessoas (você é uma igreja e parte da igreja ou não) que acreditam num mesmo ideal, em um mesmo Deus ou deuses, seja uma visão politeísta, panteísta ou monoteísta. No caso do blog temos como função primária discutir o cristianismo. Para o cristianismo só há um caminho para a salvação (somos exclusivistas) esse é Jesus, o nome original e o histórico Yeshua (Aramaico - ישוע ''Yeshua'', Hebráico - יהושע ''Yehoshua'') ben Yosef ou Yeshua ben David,  só há um Deus, o Deus Abraâmico (de Israel), dividido em 3 pessoas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, os 3 são 1, assim como o homem é dividido em 3 partes, o corpo, a alma e o espírito.

Uma dos objetivos da religião cristã é levar o evangelho a todos e moldar a vida e a história das pessoas, para o lado positivo, vemos Deus como um escritor, que escreve a nossa história através de seus mensageiros que somos nós, ajudando as pessoas a terem uma boa conduta, serem cidadãos de bem e a terem equilíbrio emocional e espiritual.


A Religião deve ser destruída?

A Religião não deve ser destruída, é ela que muita das vezes retira as pessoas do mundo das drogas, da violência, prostituição e muitas outras situações, inclusive situações patológicas e emocionais.

Retirar a religião da humanidade e apaga-la do processo histórico é negar e destruir tudo o que temos, tudo que sabemos e tudo o que somos no século XXI, não existe essa ideia de que sem a religião o mundo iria ser melhor e mais justo, é claro que não, até porque religião não define caráter, pessoas malignas, egoístas e gananciosas existem em todo o ramo da sociedade, é como se diz ''tranqueira tem em tudo quanto é lugar'', logo não é o fato da religião existir que é a causa dos males e das desigualdades, o fato dessas coisas existirem é o fato de existir pessoas com esse perfil.

Bons argumentos não são baseados em possibilidades e achismos, como esse argumento tendencioso em dizer que sem a religião o mundo seria melhor, é impossível saber se de fato assim seria, pois isso nunca aconteceu e nunca vai acontecer, é como pensar o que seria do mundo se Hitler não tivesse nascido ou como seria a humanidade se Adão e Eva não provassem da árvore do conhecimento, isso é ilógico, irrelevante e absurdo o processo histórico é único e imutável.

A Religião destrói o homem?

O Que destrói o homem é o próprio homem, o homem é o seu próprio carrasco, a religião nada tem a ver com isso, a religião tem como função se aproximar de Deus, cada uma de sua maneira. Um dos objetivos de Deus para nós é escrever uma nova história para as pessoas, é através de Deus que nós tornamos pessoas boas, somos por natureza maus e bons, porém cada pessoa cultiva um desses lados, alguns o mal outros o bem, a religião tem essa função, cultivar sempre o lado bom e fazer com que as pessoas se sintam bem, prósperas (em sentido muito amplo) e que tenham uma nova história.

Uma das provas de que o homem é o seu próprio carrasco está na degradação do meio ambiente, cada vez mais o homem destrói a natureza por interesses e motivações financeiras e políticas ou vai me dizer que isso é culpa da religião?




Comentem...

quinta-feira, 6 de março de 2014

Sugestão de vídeo.

Olá pessoal, vou apresentar um programa a vocês que acho interessante e bem legal para o aprimoramento de nossos conhecimentos.

Links:
Vídeo em busca de Adão e Eva:
http://www.youtube.com/watch?v=in3w9gvIQFk


Evidências é um programa da emissora Novo Tempo, esse programa faz uma abordagem na autenticidade Histórica da bíblia e de assuntos muito comuns atualmente, Ateísmo vs Fé.

O Canal do programa no youtube é esse:
http://www.youtube.com/user/NTEvidencias

O Apresentador do programa é um arqueólogo cristão, já estudou na Universidade Hebraica de Jerusalém, ele faz uma defesa da bíblia e da existência de Deus.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Ciência x Religião



Entre a fé e a razão.


    
Quem nunca ouviu na sua vida as seguintes frases, ''A Bíblia é uma farsa'' ,''A ciência sobrepõe a bíblia'', ''Deus é um delírio'',''Ateus são mais inteligentes que religiosos''? ou até mesmo ''Quanto mais você estuda menos fé você tem''?. Pois é são muitas as situações que nós cristãos passamos, porém será mesmo todas essas coisas são verdade?
       
Muitos dizem que a maioria dos famosos cientistas são ateus, será verdade?, vamos analisar. Cientistas como Isaac Newton, Louis Pasteur, Galileu Galilei e vários outros cientistas famosos eram cristãos e não entravam em discórdia com a ciência, é de Michael Faraday a seguinte frase:

''Eu descanso nas certezas. Eu sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o meu tesouro até aquele dia'' (Michael Faraday)














(Imagem:Michel Faraday)


Evolução

Muito se discutiu e se discute a teoria da evolução das espécies do naturalista Charles Robert Darwin, escritor do livro ''Origem da vida''. Em sua teoria diz que um ser através da seleção natural da origem a outro ser (evolução). Por essa teoria nos mostrar um processo contínuo e eterno Darwin disse que o surgimento da vida não tinha a ''Mão de Deus'', então Darwin provocou uma briga entre a Igreja e o Evolucionismo, briga que existe até hoje, acredito eu que Charles Darwin não fez de propósito, mas esse comentário dele sobre sua descoberta o difamou muito na época, Darwin chegou a dizer que sua teoria estava errada, para evitar novos conflitos, ele levava sua família todos os domingos a igreja e ajudava a igreja anglicana de sua esposa Emma Darwin, porém ele não participava dos cultos, ele passou sua velhice caminhando na praça de sua região, ele nunca afirmou que Deus não existe, logo ele nunca foi um ateu (Palavras dele) ele escreveu em sua biografia que o termo mais correto para ele era agnóstico. E se a evolução foi o processo pelo qual Deus criou o homem e todos os seres vivos da Terra?

O que devemos entender é que a bíblia não é um livro científico e sim espiritual, uma mensagem de Deus para com o homem, mas não é o fato de ser um livro espiritual que a torna falha, muito pelo contrário, encontramos em várias passagens da bíblia, textos que ligam Ciência e Religião, como por exemplo o livro de Jó. O livro de Jó fala sobre o campo gravitacional, Jó viveu aproximadamente a 2000 a.c. O livro nos diz:

''O norte estende sobre o vazio; e suspende a terra sobre o nada.''(Jó 26-7)

Como Jó poderia saber que existia campo gravitacional? A resposta só pode ser uma, Deus.

O livro de Isaías nos mostra que a Terra era redonda, o livro de Isaías foi escrito em aproximadamente 700 a.c. como Isaías iria saber que a Terra era redonda no ano 700 a.c. sendo que a comprovação científica viria no século XVII por Galileu Galilei? Tudo bem que existiam povos que já sabiam que a Terra era redonda, como por exemplo os Chineses, mas Isaías era Hebreu. O livro nos diz:

''Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar,''(Isaías 40-22)

Voltando ao assunto evolução, muitos cristão invalidam a teoria da evolução, mas para invalidar é preciso mostrar uma outra teoria científica, muitos alegam que a teoria diz que o homem veio do macaco, mas a teoria não diz isso, ela nós mostra que temos uma ancestralidade em comum com os primatas, especialmente chipanzés (Pan Troglodytes), gorilas (Troglodytes Gorilla) e orangotangos (Pongo Pygmaeus), ela não diz que viemos de macacos mas sim de ancestrais em comum a esses, essa sátira do macaco, foi um recurso utilizado por cientistas céticos a evolução. Escritores como C.S.Lewis (escritor anglicano e autor de Crônicas de Nárnia) e Teilhard de Chardin (escritor católico) chegaram a supor que Adão seria o primeiro exemplar moderno do Homo Sapiens, isso de fato é o que aconteceu, homem é um ser vivo como qualquer outro, pertence ao reino Animalia (Metazoa), todos os seres evoluíram e evoluem porém esse é um processo lento e gradual.

Podemos observar semelhanças entre a evolução e a bíblia irei apresenta-las. A teoria da evolução diz que os primeiros seres vivos eram bactérias (reino Monera) e algas verdes a aproximadamente três bilhões de anos atrás encontrados em rochas, a bíblia não diz nada a respeito de bactérias, pois não se conhecia esses seres naquele tempo e como eu disse a bíblia não é livro científico, mas a bíblia menciona as plantas como os primeiros seres a dominarem a terra (porção seca):

''Então disse Deus: cubra a terra de vegetação: plantas que deem sementes e árvores cujos frutos produzam sementes de acordo com suas espécies'' (Gênesis 1:11)

Reparem que as Plantas (Planta é um reino Plantae (Metaphyta)) são seres vivos e elas foram os primeiros seres vivos citados na bíblia e os primeiros seres a dominarem a terra, assim como na teoria da evolução, e não para por ai, na teoria da evolução diz que a vida começa e surge na água, veja nesse versículo:

''Era a Terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas'' (Genesis 1:1)

Observem, a Terra era sem forma, de fato no início da história da Terra ela era sem forma como a bíblia diz, mas reparem o texto diz que ''O Espirito de Deus se movia sobre a face das águas'', então existia água. Observem esse outro versículo.

''Disse também Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e criaturas voem sobre a face da expansão dos céus'' (Gênesis 1:20).

Reparem a água gerou a vida, assim como na evolução a vida animal começa na água. Na evolução a vida animal surge na água  a aproximadamente 600-500 milhões de anos assim como na bíblia, os primeiros animais a habitarem as águas foram os artrópodes (ancestrais dos insetos, aracnídeos e crustáceos).A 500 milhões atrás surgem os peixes e proto-anfíbios, assim como em Gênesis 1:20, a vida animal surge na água , percebe-se a ciência completar a bíblia. Observem também Criaturas que voam, essa tradução nos da uma visão mais ampla, seres que voam pode se referir não somente as aves mas também a morcegos ou até mesmo dinossauros (Morcegos e dinossauros na realidade planam, mas isso não interfere na nossa análise).


Depois das plantas é que os animais dominam a Terra a bíblia também nos mostra assim:

E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.
E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.
E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi. 
(Gênesis 1:22-24)


Perceba somente depois é que os animais dominam a Terra, as plantas aparecem no versículo 11 e os animais aparecem no 20-24.

Cronologia da evolução (Básica)

A cronologia básica é uma Terra com 4,6 mil milhões de anos, com (muito aproximadamente):

Ilustrações da linha do tempo da evolução
Clique nas imagens




O Homem

Deus criou o homem a sua imagem e semelhança, logo somos a criação especial de Deus, mas como se somos animais como outro qualquer?

O Homem é o único ser que desenvolve cultura, é o único ser que tem capacidade de submeter qualquer espécie por meio de seus conhecimentos e de suas ferramentas avançadas (outros animais também utilizam ferramentas, mas como as nossas não), nós reinamos sobre todas as espécies, temos consciência (julgamos nossos atos), questionamos a respeito de tudo, temos noção do que é sentimento, fazemos arte, essas peculiaridades é que nos tornam a criação especial, se nós fomos comparados com os animais veremos muitas diferenças na questão emocional (arte,cultura,sentimentos) e racional (ciência e questionamentos). Não estou dizendo que os outros animais não possuem emoção ou que são irracionais, mas que somos muito diferentes nessas questões, um cachorro não questiona o porque ele existe, um periquito não faz música ele emite som é diferente.


Mas o que nos torna semelhantes?. Um filho é imagem e semelhança de seus pais até porque ele é 50% do pai e 50% da mãe, se somos imagem e semelhança de Deus logo somos filhos d'Ele, mas por quê somos filhos? Porque Deus se aniquilou (Felipenses 2:7) se fazendo semelhante aos homens. Quem foi Deus na forma humana? Jesus (Yeshua aramaico), ele se fez homem para nos salvar, não merecemos a salvação nem mesmo somos filhos legítimos de Deus, Jesus é unigênito, somos feitos filhos por causa do amor e da misericórdia de Deus, a partir do momento que o homem antes perfeito (Adão) come do fruto proibido ele mentiu, pois quebrou o acordo que tinha com Deus, logo se torna imperfeito,mortal e sem direito a salvação, ''então por que Deus nos dá a salvação se ele não necessita da gente e se nós não merecemos a salvação?'', porque Ele é amor. Em João diz: ''Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito para que todo aquele que n'Ele crê não pereça mas tenha vida eterna.''(João 3:16) e por causa desse amor que somos salvos e somos feito filhos de Deus, ''Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.'' (Gálatas 3:26)  

''Como somos filhos de Deus por Cristo se ele só se revela no novo testamento e no antigo testamento somos chamado filhos de Deus?'' .Por causa da presciência Divina. Deus é onisciente e presciente, ele sabe o curso da história antes de acontecer, por isso que o tempo é indiferente para Deus, por isso ''Um dia é como mil anos e mil anos é como um dia'' para Deus, antes d'Ele criar o homem ele já sabia que o homem iria pecar, por isso ele desenvolveu um plano, plano esse para salvar a humanidade da condenação eterna, então Ele já sabia que iria se fazer homem para nos salvar, por isso é possível ver Deus nos chamando de filhos também no antigo testamento, mesmo a gente não tendo esse direito Ele assim nos chama por amor.

O Antigo testamento (A.T.) inteiro é simbolo, figura, tipo, sombra, modelo e alegoria do Novo Testamento (N.T.), tudo o que se passa no A.T. é  simbolo e figura do novo, mas não é porque é simbolo que o A.T. Histórico é falso claro que não,  exemplos:

Abraão vai para sacrificar Isaac mas é impedido e aparece um carneiro para ser sacrificado no lugar de Isaac (Expiação), essa passagem é histórica mas ela é ao mesmo tempo símbolo, figura, modelo, alegoria, tipo e sombra de Jesus (N.T.),  Abraão simboliza a morte, Isaac a humanidade, o carneiro a expiação que simboliza Jesus, o carneiro é morto no lugar de Isaac.

A morte dos primogênitos no Egito, o cordeiro é morto e seu sangue é passado nas portas e salva os Hebreus (Expiação, simboliza Cristo) do anjo da morte.

Esses são alguns exemplos dentre vários.


A Origem da vida na Terra
O processo Químico gradual
  
A teoria mais aceita atualmente de como surgiu a vida na terra é a do Processo Químico gradual. Essa teoria diz que a vida surgiu de processos químicos graduais ou seja que levaram milhões e milhões de anos para surgir a vida, mas para esses processos gerarem a vida é quase um milagre. Por que esses processos não falharam? seria um acidente? surgiu do nada?, na verdade é um milagre, isso só pode ter sido feito por um criador, Deus. Isso também vale para o Big Bang.

Conclusão:

Muita das vezes, somos forçados a crer que a ciência anula e invalida a palavra de Deus e vice-versa, mas isso não é uma verdade, na verdade a ciência completa a bíblia,  existiram e existem muitos cientistas que devido aos fatos observados, creem em um criador, em uma força sobrenatural, Deus. Eu encerro esse estudo com as seguintes frases:

''Um pouco de ciência nos afasta de Deus, muito, nos aproxima'' (Louis Pasteur).

''Para o cientista que viveu acreditando no poder da razão, a história termina como um pesadelo. Ele escalou as montanhas da ignorância; está perto de conquistar o ponto mais alto; à medida que se esforça para alcançar  a última rocha, ele é recebido por um bando de teólogos que estavam sentados lá há séculos'' (Robert Jastrow).



Comentem e acompanhem o blog.

Boas vindas

Espaço destinado para debates de ideias a respeito de Doutrinas Cristãs e ou Outras com relacionamento ao Mundo Cristão e ou Ética Cristã que para uns possam ser heresia ou simplesmente mais heresia... mas que no fundo terá sempre a realidade como pano de fundo.
(UnDarkBat13 (Silas))





Vida longa e próspera kkkkk    \\//__