Postagens populares

domingo, 26 de outubro de 2014

OS FILHOS DA SANGUESSUGA

Que vergonha! Como Sansão, temos sido expostos publicamente ao vitupério, para que o mundo se divirta às nossas custas. Fomos de um extremo ao outro: de heróis da fé a bobos da corte. Deitamos no colo de Dalila, permitindo que ela passasse sua afiada navalha em nossa honra. Dentro da simbologia bíblica, “cabelos” significam honra. É preferível ter a navalha em nossa própria carne, a tê-la em nossa honra. Tivemos nossos olhos vasados, e fomos empregados no moinho dos filisteus. De inimigo "número um" do pecado, da injustiça e da corrupção, tornamo-nos na força motriz que mantém seu moinho em movimento. O sistema contra o qual lutávamos nos domesticou. Perdemos a ferocidade. E agora, inofensivos, somos expostos no Templo de Dagon, ridicularizados por aqueles que antes nos temiam e respeitavam.

Temos sido pegos com a mão na botija! Flagrados fazendo o que sempre condenamos com tanta veemência. Dinheiro na cueca, na meia, na Bíblia, na alma. A Besta do Apocalipse nos etiquetou. Resta-nos o último pedido!Alguém se candidata a fazê-lo? Quem se colocará entre os pilares do templo de Dagon? Quem diria que um dia teríamos que orar, pedindo: Só mais uma vez, Senhor! Volta a dar-nos a força que tínhamos. Hoje temos força política, mas não temos força moral, muito menos espiritual.

De acordo com Salomão, a sanguessuga é mãe de gêmeos homônimos. Suas crias são conhecidas com o sugestivo nome de “Dá”. Elas são comparadas à três coisas que nunca se fartam, e quatro que jamais dizem “basta”: a sepultura, a madre estéril, a terra que não se farta de água, e o fogo, que em sua fúria, jamais se sacia.

Dá e Dá são a “igreja”(com “i” minúsculo, mesmo) e as instituições públicas, que numa relação incestuosa, geram cada vez mais sanguessugas, ávidas de poder, fama e dinheiro. Talvez hoje, Salomão as chamasse de "Toma lá" e "Dá cá".

A sepultura é aquela que recebe o cadáver, e o decompõe. Não há excessão: todos os que nela são colocados se corrompem (nos dois sentidos). A sepultura é semelhante às filhas da sanguessuga. No caso em questão, a sepultura é a igreja evangélica institucionalizada, que tornou-se o ambiente onde cadáveres vivos, verdadeiros zumbis, estão se decompondo em plena luz do dia. A ética é relativizada e flexibilizada de acordo com os mais excusos interesses. Engole-se camelos, enquanto mosquitos são cuidadosamente coados.

A madre estéril é a igreja que já não gera filhos, pois vive de adesões, e não mais de conversões. Dada a sua esterilidade, ela “adota” filhos, que às vésperas das eleições, forjam conversões, para conquistar os votos dos irmãos desavisados. A terra, por sua vez, tem um incrível poder de absorção. Não importa o volume de água, ela sempre o absorve. Assim, a igreja evangélica vem absorvendo as práticas do mundo, sob o pretexto de contextualizar-se, tornando-se menos intransigente, e mais atraente aos olhos do mundo, principalmente dos poderosos.

O fogo voraz não pode ser detido. Por onde passa, deixa um lastro de destruição e prejuízo. Tal é o apetite das filhas da sanguessuga. São subproduto da relação incestuosa entre igreja e Estado.

Não bastasse a exploração que tem sido feita nos púlpitos, por profeteiros da hora, servos de Mamom, pastores agora trocam seus púlpitos por palanques, e o templo pelo plenário. E pior, negociam sua unção, por um apetitoso prato de lentilhas. Os votos dos crentes tornaram-se moeda de troca. A honra da Igreja é vendida por alguns milheiros de tijolos, sacos de cimento, instrumentos musicais, carro, propriedades e cargos públicos para o pastor e seus familiares, etc.

Seria esta a igreja que em Apocalipse causa náuseas em Jesus? Não estaria ela prestes a ser vomitada? Ou seria esta a que Jesus ameaça tomar-lhe o candeeiro? Se a igreja evangélica perder seu candeeiro, passará a funcionar na clandestinidade espiritual. Seu Alvará celestial terá sido cassado.

Que Deus tenha misericórdia de nós! Ou que ele nos tire a tempo desta nova Babilônia que começa a configurar-se.

Não foi com isso que sonharam os Reformadores. Não era esta a igreja que Jesus tinha em mente, quando afirmou que as portas do inferno não prevaleceriam contra ela.

A Igreja dos sonhos de Deus é bem diferente da Sanguessuga e suas filhas. Enquanto estas jamais dizem "basta", a genuína Igreja é a que declara em uníssono com Paulo: "A Tua Graça me basta!"                                                                                                                                 POR H.C.F

sábado, 4 de outubro de 2014

A Moral, O Indivíduo e Deus.

    Pieter Bruegel - Os Provérbios Flamengos (1559)

Os valores morais, a moralidade, o crime e a lei são elementos fundamentais e essenciais para o bem da sociedade, de qualquer e toda sociedade. Sem a moralidade e os demais elementos citados, o caos e a libertinagem prevalecem.

Os valores morais e a consciência julgadora estão embutidas no coração do homem, sendo o homem o único ser com estas características.
___

A Moralidade surge pois o homem como um ser sociável, vive em sociedade, e para que essa sociedade mantenha a ordem e diminua os conflitos entre os indivíduos é indispensável que haja regras, que darão origem as leis e a punição, e tudo isso isso se dá pela moralidade.

Toda sociedade se vê diante de problemas iguais aos de outras sociedades, como o matar, o furtar, e o mentir. Todas as sociedades independente da doutrina moral (moralidade) as abominam, e é a partir dessa abominação que se vê os valores morais absolutos.

_ Matar.
_ Furtar.
_ Mentir.

Os Valores morais são universais, isso pois todas as sociedades possuem e existem os valores morais absolutos pois em toda sociedade servem de base para o pensamento moral do indivíduo e da doutrina moral da sociedade.

Alguns pensam que não existem absolutos morais porque as doutrinas morais (moralidade) são variáveis e divergentes de sociedade em sociedade, e nunca iguais, porém nunca se viu doutrinas morais totalmente divergentes, que chega-se ao ponto de não se ter algo em comum. Todas as doutrinas morais tem pontos em comum, e é sobre esse pontos que são desenvolvidas.

Em todas sociedade matar, roubar e mentir são comportamentos repugnantes e abominados por todos, porém sempre há a exceção. Até que ponto é errado matar?, é errado matar em defesa? É errado mentir? Sim. Mas até que ponto?,  mentir para evitar uma briga ou para se salvar?. Mesmo com as exceções o certo não deixa de ser certo e o errado não deixa de ser errado, simplesmente é justificado.
___

O Homem mesmo diante desses conceitos e independente das leis e da punição, do crime e do castigo, é livre para escolher a moralidade e a imoralidade, o certo e o errado, o bem e o mal.

Mesmo um bandido sendo alguém imoral, não significa que ele dentro de si, não tenha em essência valores morais absolutos, pois quando o bandido rouba ele se vê como a exceção dos valores ( mesmo não sendo na maioria dos casos), mas a partir do momento em que você faz o mesmo com ele (roubar) ele diz: ''Não é Justo''. Logo até mesmo os injustos reconhecem o valor da justiça.

-- ''O Imoral não é desprovido de moralidade''.
___

Alguns conceitos do que envolve a moral variam de sociedade por causa da cultura, como por exemplo o adultério.

Em Roma emprestar a mulher ao amigo não era adultério, pois foi feito com o conhecimento do marido, mas isso não quer dizer que não existia o conceito de adultério na sociedade romana, pois se a mulher se deita-se com o amigo do marido, sem o conhecimento e a permissão dele, seria um adultério.

-- ''Os povos discordaram a respeito de quem são as pessoas com quem você deve ser altruísta - sua família, seus compatriotas ou todo o gênero humano; mas sempre concordaram que você não deve colocar a si mesmo em primeiro lugar. O egoísmo nunca foi admirado. Os homens divergiram quanto ao número de esposas poderiam ter, se uma ou quatro; mas sempre concordaram em que você não pode simplesmente ter qualquer mulher que lhe apetecer''.

C.S.Lewis - Cristianismo Puro e Simples.
Obs: Apetecer: desejar e/ou cobiçar.

Isso faz com que o adultério seja algo errado, logo um valor moral absoluto.
___

A Moral é algo que está embutida no homem é algo que está em seu coração desde o nascimento.

Nascemos com a moral, mas não nascemos morais, a moralidade é trabalhada no homem, pelo ambiente que ele está inserido, e nesse ambiente iniciará a socialização, porém todos possuem a moral em si, e não passam a te-la após a socialização.

Os Animais e os homens biologicamente são um, porém o homem é o animal diferenciado, pois vive em dois reinos o animal e o humano, ou seja natural e cultural, sendo o homem único entre os animais.

Essa separação se dá também pela relação entre Crime e Castigo e a consciência julgadora exclusiva humana.

Mesmo um homem que foi criado por lobos desde seu nascimento possuí em si a moral, porém ela não foi
desenvolvida, é como uma semente que precisa germinar mas não encontrou as condições ideias para que isso acontecesse.

A Diferença entre os homens e os animais pode ser notado quando esse indivíduo criado por lobos passa a se socializar com um humano, ele começa a ter sua moral trabalhada, por meio de sua consciência julgadora, mas se feito isso com um lobo ou um cão não terá resultado moral algum, pois ele não possuí consciência julgadora, nem Ciência do Bem e do Mal, isso não faz parte de sua realidade.

Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.
Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.
Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;
Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;

Romanos 2:12-15
___

Nietsche - ''O Medo é o pai da Moralidade''

Não é novidade que pessoas façam o certo, e vivam a moralidade por medo da punição no descumprimento da lei, entre a relação do Crime e do Castigo.

A Questão é que Crime e Castigo advém do descumprimento da lei e não simplesmente por ser imoral, pois sem lei tudo é permitido, logo não há o que ter medo, independente da moral. Resumindo a punição é fruto da lei e não da moralidade ausente da lei.

O Indivíduo que vive sob a lei não deve necessariamente temer (no sentido de medo e não de respeitar) a punição para ser moral e viver dentro da lei, até porque a punição nem sempre assegura o Indivíduo de descumprir a lei, com ou sem medo.
____

O Certo e o Errado.




O Certo e o Errado existem e existem não porque o homem arbitrariamente decidiu o que era certo ou errado, existem pois são absolutos, eternos e imutáveis. Caso contrário cairemos na relatividade e na subjetividade da moral, logo não há mais moral e tudo passa a ser permitido.

-- A Arbitrariedade leva a subjetividade da opinião do indivíduo.

A Relativização da moral é algo totalmente prejudicial e enganoso, pois a moral é algo que existe em todo ser humano, a partir do momento em que você afirma não existir moral, logo abre as portas para o roubo, para mentira, para o assassinato e para o adultério, todo aquele que grita: ''Não há Moral'', se contradiz a partir do momento em que a imoralidade atinge a integridade dele, pois quando ele é furtado logo diz: ''É injusto'' ou grita para um policial ''Prendam-no'' e assim por diante.
___

Para que o caos e a devastação não seja instaurada no meio dos homens, é necessário absolutos morais, pois sem eles a subjetividade reinaria, logo a moral também estaria subjetiva a opinião do bandido e do estuprador.
___

Os Valores morais e Deus

1ºSe Deus existe valores morais existem.
2ºSe Deus não existe valores morais não existem.

Deve-se perguntar como cheguei a essa conclusão, explicarei em dois passos, no primeiro admitindo a existência e no segundo omitindo a existência de Deus. Quando admitimos a existência de Deus, admitimos também que os valores morais são absolutos, eternos e imutáveis, e independente da época, da crença ou da opinião da sociedade ou do indivíduo, o certo continua a ser certo e o errado permanece a ser errado, isso não porque Deus desejou assim e nem porque escolheu assim , mas por Ele ser bom, isso explica o Dilema de Eutifron - ''Há algo bom por que Deus deseja que seja assim? Ou Deus deseja algo porque isso é bom?''. Se há algo bom por que Deus deseja que seja assim, logo o que é bom é definido pela arbitrariedade da opinião de Deus, o que torna o certo e o errado subjetivo, e quando Deus deseja algo porque isso é bom, o bom existe antes que Deus defina o que é, logo o que é bom e o que é mal é independente de Deus, porém o dilema exclui uma outra possibilidade, A Natureza de Deus, Deus é bom e tudo o que é bom é baseado na natureza de Deus, tudo que é contrário a natureza de Deus é mal e é errado. Diferente da natureza de Deus a natureza humana possuí dois elementos, o bem e o mal, isso o torna livre para praticar a moralidade ou a imoralidade.

Curiosidade: Eutífron (ou da religiosidade) é um dos primeiros diálogos de Platão, e nesse diálogo aparece o Dilema de Eutífron.
___

O Que é certo e o que é errado não pode ser definido pela opinião da maioria, de um individuo ou de uma sociedade, pois se essa sociedade admitisse coisas banais logo essas coisas deixariam de ser banais e passariam a ser justas, um exemplo:

-- Hitler com a ideologia nazista, e da supremacia ariana (influência do movimento eugenista) realizou limpezas étnicas em todos os seus domínios, e com isso pregava o melhoramento genético e o bem da humanidade, destruindo Judeus, Armênios, Negros, Homossexuais, Ciganos e outros.

Para essa sociedade as atitudes do partido Nazista eram totalmente justas e benéficas, isso porque a sociedade da Alemanha nazista concordava (existiam pessoas contra mas isso não vem ao caso) com tais atitudes. Supondo que a Alemanha conquistasse o mundo e realiza-se lavagem cerebral nas pessoas, toda a humanidade estaria a favor de tais atitudes, e Hitler seria endeusado e tido como herói, mas isso não deixaria de ser errado, pois iria contra a natureza de Deus, porém quando se retira Deus da situação, a moral, a ética, o certo e o errado, passam a ser subjetivos a opinião do indivíduo, inclusive do assassino e do estuprador, a arbitrariedade humana reina. Lembrando o que foi afirmado anteriormente, ''O Imoral não é desprovido de Moral''.

Muitos questionam essa ideia de que Deus é a ''rocha fundamental'' da moralidade, pois existem ateus morais e corretos, bons e honestos, porém o argumento não diz que um ateu é desprovido de moral, e nem diz que ele é imoral, o que o argumento diz é que ele está preso na subjetividade de seu próprio pensamento, e não há base alguma para que ele possa afirmar algo como certo ou errado, pois se excluí a existência de Deus. Não é impossível para um ateu possuir moralidade, e ser bom, porém ele estará preso a arbitrariedade de sua opinião, o que o leva a subjetividade da moral, logo sem Deus tudo é permitido.

Se Deus não existe, não importa como você vive sua vida, os valores morais não são absolutos mas sim relativos, variam de pessoa pra pessoa.


Demonstrando a moralidade universal: 
-- Retirado do blog Entre o Malho e a Bigorna, Link:http://entreomalhoeabigorna.blogspot.com.br/2014/08/origens-moralidade-humana.html
Autor: Natanael Pedro Castoldi

Os nazistas da Segunda Guerra Mundial só foram julgados por uma corte internacional, pois o mundo inteiro reconheceu que há padrões morais que transcendem nações e culturas e que os nazistas tinham consciência desses padrões. É claro que há casos de criminosos inocentados, mas isso geralmente acontece por motivo de insanidade, sendo exceções que provam a regra. Para mostrar que existe uma moralidade universal, Lewis apresenta códigos legais de mais de 12 povos antigos, desde os gregos e os romanos, passando pelos babilônios e egípcios, até os nórdicos e os índios norte-americanos - fazendo isso, Lewis demonstra que existe uma noção geral em toda a humanidade sobre os princípios morais básicos, nomeados pelos judeus de "Dez Mandamentos". Segue uma pequena parte da lista de códigos comuns apresentada pelo grande apologista inglês:

- "Eu não matei homem nenhum" - Egito antigo, Livro dos Mortos.
- "Não matarás" - Judeu antigo, Êx 20:13.
- "Em Nástrond (Inferno) eu vi (...) assassinos" - Nórdico antigo, Volospá 38, 39.
- "Eu não fui avarento" - Egípcio antigo.
- "Aquele que trama a opressão tem a sua morada arruinada" - Babilônio, Hino a Samas.
- "Aquele que é cruel e calunioso tem a personalidade de um gato" - Hindu, Leis de Manu.
- "Não calunieis" - Babilônio, Hino a Samas.
- "Não darás falso testemunho contra o teu próximo" - Judeu antigo, Êx 20:16.
- "Não profiras uma palavra pela qual alguém possa ser ferido" - Hindu, Janet.
- "Não faças algo aos outros que não gostarias que fizessem contigo" - Chinês antigo, Analectos de Confúcio.
- "Não guardem ódio contra o seu irmão no seu coração" - Judeu antigo, Lv 19:17.
- "A Natureza encoraja os homens a desejar a existência da sociedade humana e a fazer parte dela" - Romano, Cícero, De Officiis.
- "Quando o povo tiver se multiplicado, o que deve ser feito por ele? O Mestre disse: 'Faze-o prosperar.' Jan Ch'iu perguntou: 'E, quando já estiver próspero, o que deve ser feito por ele?' O Mestre disse: 'Instruí-o'" - Chinês antigo, Analectos.
- "O homem é a felicidade do homem" - Nórdico antigo, Hávamál.
- "Aqueles a quem se pedem esmolas devem sempre dá-las" - Hindu, Janet.
- "Acaso ele insultou sua irmã mais velha?" - Babilônio, Lista de Pecados.
- "Você os verá cuidando dos parentes e dos filhos dos seus amigos (...) sem jamais repreendê-los minimamente" - Pele-vermelha, Le Jeune.
- "Ama tua esposa persistentemente. Alegra teu coração por toda a vida." - Egípcio antigo.
- "Para um homem ajuizado, nada pode mudar os deveres de parentesco" - Anglo-saxão, Beowulf.
- "Não devo ser insensível como uma estátua, mas sim honrar tanto minhas relações naturais quanto artificiais, como um adorador, um filho, um irmão, um pai e um cidadão" - Grego.
- "Isto eu te digo em primeiro lugar: sê impecável para com os do teu sangue. Não te vingues nem mesmo daqueles que erram contigo" - Nórdico antigo, Sigdrifumál.
- "Somente os filhos de Atreus amam suas esposas? Pois todo homem bom e ajuizado ama e guarda a sua própria esposa" - Grego, Homero, Ilíada.
- "Acaso ele desprezou Pai e Mãe?" - Babilônio, Lista dos Pecados.
- "Eu fui um cajado ao lado do meu Pai (...) Obedeci inteiramente às suas ordens" - Egito antigo, Confissões da Alma do Justo.
- "Honra teu pai e tua mãe" - Judeu antigo, Êx 20:12.
- "Cuidar dos pais" - Grego, Lista dos Deveres de Epicteto.
- "As crianças, os idosos, os pobres e os doentes devem ser considerados os senhores da atmosfera" - Hindu, Janet.
- "Levantem-se na presença dos idosos, honrem os anciãos" - Judeu antigo, Lv 19:32.
- "Eu cuidei do idoso, dei-lhe meu cajado" - Egípcio antigo.
- "Você os verá cuidando (...) dos homens idosos" - Pele-vermelha, Le Jeune.
- "Deve-se grande reverência a uma criança" - Romano, Juvenal.
- "Disse o Mestre: 'Respeita os jovens'" - Chinês antigo, Analectos.
- "Acaso ele traçou falsas demarcações de terra?" - Babilônio, Lista dos Pecados.
- "Enganar, roubar, ocasionar roubo" - Babilônio.
- "Não roubai" - Egito antigo, Confissões da Alma do Justo.
- "Não furtarás" - Judeu antigo, Êx 20:15.
- "O prejuízo é preferível ao lucro ilícito" - Grego, Chilon.
- "Se o nativo fizer um 'achado' de qualquer tipo e o marcar, o objeto passará, pelo menos para os homens de sua tribo, a ser indiscutivelmente seu, por mais que ele demore a usá-lo" - Aborígine australiano.

Essa lista representa apenas uma parte daquela disponibilizada por Lewis no livro "A Abolição do Homem". Com base em suas conclusões, o famoso apologista cristão sugere que o papel dos profetas antigos não residia na criação da moralidade, mas no relembrar de seus conceitos, como se os mesmos fossem inatos. E é justamente isso que parece.
Fontes: Apologética Cristã Para o Século XXI, Louis Markos, Ph.D., Central Gospel, 2013, pgs 32-33; A Abolição do Homem, C. S. Lewis, Martins Fontes, 2005, pgs 79-89.


CÓDIGO DE ÉTICA DOS ÍNDIOS NORTE-AMERICANOS
-- Retirado do Site Cultura Indígena.
Link:http://www.portaljfonline.com.br/RELIGIAO/indios/etica.html

Levante com o Sol para orar.
Ore sozinho. Ore com freqüência.
O Grande Espírito o escutará, se você ao menos, falar.

Seja tolerante com aqueles que estão perdidos no caminho.
A ignorância, o convencimento, a raiva, o ciúme e a avareza,
originam-se de uma alma perdida.
Ore para que eles encontrem o caminho do Grande Espírito.

Procure conhecer-se, por si mesmo.
Não permita que outros façam seu caminho por você.
É sua estrada, e somente sua.
Outros podem andar ao seu lado, mas ninguém pode andar por você.

Trate os convidados em seu lar com muita consideração.
Sirva-os o melhor alimento, a melhor cama
e trate-os com respeito e honra.

Não tome o que não é seu.
Seja de uma pessoa, da comunidade,
da natureza, ou da cultura.
Se não lhe foi dado, não é seu.

Respeite todas as coisas que foram colocadas sobre a Terra.
Sejam elas pessoas, plantas ou animais.

Respeite os pensamentos, desejos e palavras das pessoas.

Nunca interrompa os outros nem ridicularize, nem rudemente os imite.
Permita a cada pessoa o direito da expressão pessoal.

Nunca fale dos outros de uma maneira má.
A energia negativa que você colocar para fora no universo,
voltará multiplicada a você.

Todas as pessoas cometem erros.
E todos os erros podem ser perdoados.

Pensamentos maus causam doenças da mente,
do corpo e do espírito.
Pratique o otimismo.

A natureza não é para nós, ela é uma parte de nós.
Toda a natureza faz parte da nossa família Terrenal.

As crianças são as sementes do nosso futuro.
Plante amor nos seus corações e ágüe com sabedoria e lições da vida.
Quando forem crescidos, dê-lhes espaço para que cresçam.

Evite machucar os corações das pessoas.
O veneno da dor causada a outros, retornará a você.

Seja sincero e verdadeiro em todas as situações.
A honestidade é o grande teste para a nossa herança do universo.

Mantenha-se equilibrado. Seu corpo Espiritual, seu corpo Mental,
seu corpo Emocional e seu corpo Físico:
todos necessitam ser fortes, puros e saudáveis.
Trabalhe o seu corpo Físico para fortalecer o seu corpo Mental.
Enriqueça o seu corpo Espiritual para curar o seu corpo Emocional.

Comece sendo verdadeiro consigo mesmo.
Se você não puder nutrir e ajudar a si mesmo, você não poderá nutrir e ajudar os outros.

Respeite outras crenças religiosas.
Não force suas crenças sobre os outros.

Compartilhe sua boa fortuna com os outros.
Participe com caridade.


Conclusão:

A Lei natural e os absolutos morais foram colocados no coração do homem, e é desenvolvida a moral no homem a partir da consciência julgadora que há nele, sem essa consciência é impossível haver moralidade.
O Certo e o Errado não pode ser definido pelo homem, pois se o homem define arbitrariamente, define baseado na subjetividade. O Certo e o Errado são definidos através da natureza harmoniosa de Deus, só por ela sabemos o que é e o que não é correto, sem Deus, podemos concluir com a frase de Dostoiévsk: ''Se Deus não existe, tudo é permitido'' - Irmãos Karamazov.
Os Valores morais absolutos existem e é sobre eles que toda doutrina moral, de qualquer povo, qualquer sociedade é construída, e esses valores morais absolutos vem de Deus, pela sua natureza. Sem eles nenhuma sociedade humana permaneceria.


Agradecimentos aos membros do grupo Logos Apologética (grupo do facebook) e ao Natanael Pedro Castoldi do blog Entre o Malho e a Bigorna.



Comentem, compartilhem e deem sugestões.